Alimentos saudáveis e experiência com plantas no Maternal 2

As turmas do Maternal 2, das professoras Jessica AzeredoLarisse SiepkoKarine Miranda e Marina Paz, por meio de histórias e canções, aprenderam sobre a importância de ingerir alimentos saudáveis para a saúde.

Para uma planta dar bons frutos é necessário semear e cultivar. Então, as turmas foram até a horta do Colégio realizar o plantio de uma muda de alface. Cada criança plantou sua muda em uma garrafa pet e durante semanas a cultivaram. Eles foram até a horta regar e cuidar de sua plantinha. “Depois de aprender sobre o processo de germinação e cultivo as crianças puderam levar o ‘seu alface’ para casa e degustar juntamente com sua família o resultado do trabalho. Assim, aprender na prática se tornou muito significante”, conta as professoras.

Além disso, elas explicam que o contato com a natureza, para as crianças, é de suma importância e, com a experiência, os alunos compreenderam os fenômenos da natureza, conheceram as características das plantas e participaram de ações de preservação do meio ambiente.

#aprendendonapratica #sousantosanjos

Alunos do 9º ano fazem viagem de formatura

Mais do que comemorar o fim de uma etapa estudantil, os alunos do 9º ano foram festejar a amizade e a alegria de viver. Para isso, passaram dois dias (23 e 24 de novembro de 2017) no Hotel Dorizon, onde aproveitaram muito!

Parabéns aos formandos! Já estamos ansiosos para a formatura no dia 15 de dezembro!

#sousantosanjos
#formandos2017

Colégio Santos Anjos recebe homenagem do CIEE/PR

O Colégio Santos Anjos recebeu essa uma homenagem do Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR). Ao completar 50 anos de história, o CiEE reconheceu e agradeceu o Colégio Santos Anjos pela contribuição na capacitação profissional e cidadania dos jovens ao oferecer oportunidades na preparação de jovens para futuro profissional.

E assim, cumprimos nosso papel: Educar para a vida!

#sousantosanjos

23897593_1718712381482675_563548119_n

Judô ao ar livre

Os alunos do Judô do Ensino Fundamental II, participaram de uma aula ao ar livre, junto com a Sensei Lea Giovana Hoffmann Flôres.

Eles puderam vivenciar experimentos voltados a natureza. Sentiram a energia da terra, grama, vento, deles próprios e dos colegas. “Quando trabalhamos nossos sentidos e aprendemos a entender nossos sentimentos, podemos lidar melhor com diversas situações”, conta a Sensei. Segundo ela, todos tiveram a oportunidade de, após um relaxamento, praticar meditação, com o uso de técnicas básicas voltadas à respiração, concentração e dissolução da mente.

O judô acaba sendo, além de um desporto de defesa pessoal, uma oportunidade de superar as próprias limitações físicas, mentais e espirituais, trabalhando com os sentimentos.

#sousantosanjos #esporteévida

Alunos CSA receberam uma Menção Honrosa de excelente classificação na OBMEP

Estamos muito orgulhosos!

Nossos alunos receberam uma Menção Honrosa de excelente classificação na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), que como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

E os nossos talentosos da matemática são:

Nível 1
VITOR RICARDO HLADCZUK – 6º ANO
NICOLAS LEAO BARBOSA – 6º ANO

Nível 2
GUSTAVO MENONCIN – 9º ano
PEDRO MENONCIN – 9º Ano

Parabéns queridos alunos por essa conquista! Parabéns a todos que participaram, pois muito mais que estar presente no concurso, é o aprendizado por fazer parte!

Parabéns aos pais dos alunos e também aos professores, que são mestres e estimuladores dessas grandes mentes! <3

#nossosalunossaotop #sousantosanjos

 

Saúde Bucal na prática acontece no Maternal II

A saúde bucal é uma prática indispensável para o desenvolvimento de um indivíduo. É um hábito a ser cultivado desde os primeiros meses de vida da criança até a vida adulta. Enquanto a criança não completar seis anos, mesmo que tenha autonomia para escovar sozinha, necessita de auxilio e supervisão dos pais ou responsáveis para que a prática de higiene bucal seja completada com êxito.

As professoras Karine MirandaMarina PazJessica Azeredo e Larisse Siepko, das turmas do Maternal II, durante duas semanas ,trabalharam o tema higiene bucal. “Começamos com roda da conversa evidenciando a importância, os produtos, como escovar e os movimentos da escova”, contam. Os alunos, acompanhados das professoras, realizam a escovação todos os dias após o lanche com o auxílio e observando uns aos outros.

Além disso, os alunos foram incentivados a cuidar da higiene bucal por meio de objetos, confecção de dentes de garrafa pet, atividades de arte como a boquinha de papelão, a história “O castelo de dentes”, músicas e vídeos são formas de enriquecer e colaborar com a aprendizagem e hábitos de higiene bucal, evidenciando sempre o cuidado com os dentes.

As crianças compreenderam a importância da escovação para evitar cáries, e também o consumo moderado de doces para não estimular o aparecimento delas. As turmas do Maternal II fizeram um combinado: “Vamos consumir doce uma vez por semana”, relatam as professoras.

Para reforçar o tema, foram convidadas as acadêmicas do 8º ano de Odontologia da UNIUVLarissa Thaís de Souza, Jhenifer Zanlorenzi, Eliziane Zipperer e Rafaela da Maia, para realizar uma breve fala sobre a higiene bucal. Elas falaram sobre escovação, o aparecimento das cáries, como manter os dentes saudáveis e a importância de ir ao dentista para verificar se está tudo bem com os dentinhos.

Para finalizar, elas reuniram pequenos grupos de crianças e orientaram a escovação de maneira individual, para que “aprendam fazendo, experimentando e trocando conhecimentos”.

Enfim, foram semanas de muito aprendizado e cuidado com a saúde. Conhecimento para a vida!

Agradecemos imensamente as acadêmicas por contribuírem com a aprendizagem das crianças, elas simplesmente adoraram visita!

Evento “Crianças geniais, projetos incríveis” foi um sucesso

O evento “Crianças geniais, projetos incríveis” que aconteceu hoje foi um sucesso!

Todos os alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) deram uma aula de conhecimento e colocaram em prática a pesquisa que realizaram nas últimas semanas.

Os temas pesquisados e apresentados foram:
Personagens infantis – 1ºs anos
Brinquedos, brincadeiras e memórias – 2ºs anos
Plantas medicinais – 3ºs anos
O porquê das coisas – 4ºs anos
O corpo humano – 5º ano

Claro, que a ajuda e incentivo dos pais foram essenciais para que tudo ficasse lindo como ficou! Por isso, agradecemos imensamente o apoio de todos!

Parabéns especial para as professoras que não mediram esforços para que a nossa feira de conhecimento fosse um sucesso! Vocês são show! <3

Parabéns alunos que realmente se empenharam para fazer um excelente trabalho. Pudemos perceber o olhar orgulhoso dos pais quando ouviam as explicações da pesquisa de seu filho! Essa experiência resulta em muito aprendizado!

 

Colégio Santos Anjo recebe Moção Honrosa de Porto União e a Medalha do Centenário

Foi uma noite emocionante e cheia de orgulho! Orgulho da nossa história e de poder dividir essa história com Porto União! <3

Recebemos com muita honra da Câmara de Vereadores de Porto União, uma homenagem que faz parte das comemorações do centenário do município e que destaca pessoas, entidades e instituições em diversos ramos de atividade que contribuíram para o desenvolvimento de Porto União.

Recebemos uma Moção Honrosa e a Medalha do Centenário. Ainda tivemos o privilégio de ter ao nosso lado a vereadora Salime Farah, que foi nossa aluna e a quem temos imenso carinho!

Obrigado Porto União! Obrigado vereadores pela lembrança! Seremos sempre gratos e vamos continuar a trabalhar juntos por nosso município e nossa região! <3

#CSA100anos #soussantosanjos #PortoUniao100anos

Parkour é desafio nas aulas de Educação Física

Você já assistiu cenas de perseguição em filmes policiais ou de ação, nos quais o fugitivo corre, sobe e pula de cercas de arame altas, cai e sai rolando? É mais ou menos dessa maneira que funciona o parkour, mas com o detalhe de que o trajeto é planejado e ninguém está fugindo de ninguém.

Trata-se de superar obstáculos que o ambiente oferece, de forma livre, correndo, saltando, suspendendo-se, dependurando-se, rolando, rastejando, entre outras possibilidades de movimentos.

Apesar de não ser considerada um esporte, essa prática corporal é uma excelente alternativa para realizar em um tempo de lazer. O princípio básico do parkour é se deslocar de um ponto a outro em determinado espaço, de forma rápida, segura e eficiente, utilizando apenas o corpo como instrumento.

Nas aulas de Educação Física dos professores Rubens Ientz Jr e Jessica Marinhuk, o parkour foi aplicado para os 9ºs anos do Fundamental I como forma de buscar autonomia no corpo e mente para os desafios. Segundo os professores, primeiro foram realizados dentro do Colégio os desafios e depois os alunos vivenciaram as atividades na praça em frente ao Santos Anjos. “Eles entenderam a atividade como um lazer, mas nesse trabalho eles intensificaram a força muscular, concentração, persistência, determinação e resistência. Assim, tiveram um trabalho completo em seu corpo e mente”, finalizam.

#educacaofisicatop #sousantosanjos

 

 

 

Hora Cívica é também um espaço de debates e conhecimento

A hora cívica é um momento de homenagear a Pátria mas também de suscitar debates importantes com os alunos. Por isso, os alunos do 4º ano da professora Rosane Boesing apresentaram os direitos das crianças descritos no Estatuto da Crianças e Adolescente (ECA) de forma diferente, animada e com muito aprendizado.

Foi uma aula de cidadania!

#sousantosanjos

Flores e encantos todos os dias na turma do Período Integral

Afinal, a primavera é uma época em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas. Portanto, é um período em que a natureza fica mais bela, presenteando o ser humano com flores coloridas e perfumadas.

Por isso, as professoras Jéssica Azeredo e Marina Paz, das turmas do período integral, realizaram atividades lúdicas para comemorar a estação mais colorida do ano. Cada aluno utilizou de sua autonomia, imaginação e habilidade para confeccionar sua própria lagarta com massinha de modelar.

A cooperação e o trabalho em grupo também foram assuntos abordados pelas professoras. Em uma roda de conversa foi explicado aos alunos o valor do trabalho em equipe e em seguida cada aluno confeccionou sua pétala para montarem juntos uma linda flor.

2º ano conhece a pirâmide alimentar

 

A alimentação é uma necessidade básica do ser humano, e o ato de alimentar-se envolve muitos aspectos que influenciam a saúde e a qualidade de vida. Ela é essencial para a saúde do ser humano. Para que a educação nutricional possa ser efetiva, é preciso a aquisição de conhecimentos sobre alimentação e nutrição voltados para a incorporação de hábitos alimentares saudáveis que possam se estender não só às crianças, mas ao ambiente escolar e às suas famílias.

Com o objetivo de estimular uma alimentação equilibrada a professora Jéssica Laroca propôs uma aula explicativa sobre as proporções adequadas de alimentos ingeridas. Depois a turma conheceu a pirâmide alimentar, por meio de um jogo. “As crianças foram separadas em grupos, devendo realizar um caça aos alimentos no parquinho do Colégio. Como estavam trabalhando juntos deviam manter-se unidos de mãos dadas até encontrar os alimentos. Depois que cada grupo encontrasse o envelope, deveriam montar suas pirâmides, representando a quantidade saudável que devia ser consumida”, explica a professora. Então eles verificaram o consumo correto dos alimentos e tiveram uma aula prática sobre a transformação dos alimentos no tubo digestório e como ele é formado. “A atividade teve como propósito criar atitudes positivas em face dos alimentos e da alimentação, bem como encorajar a aceitação da necessidade de alimentação balanceada e diversificada, promover a compreensão da relação entre a alimentação e a saúde e promover o desenvolvimento de hábitos saudáveis”, conta.

 

Colégio Santos Anjos também incentiva o Outubro Rosa

Este mês é muito especial para a prevenção da saúde! E nós, do Colégio Santos Anjos, também nos vestimos de rosa e incentivamos a campanha de prevenção ao câncer de mama.

#outubrorosa #sousantosanjos

Professores participam de Congresso do Positivo

Nossos professores participaram, hoje, em Curitiba, do V Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino (SNIPE), com o tema ‘Educar para a autonomia: o uso de Metodologias Ativas para o ensino e a aprendizagem’. O evento abre espaço para reflexões e trocas de experiências entre professores sobre as suas práticas escolares.

Eles participaram de discussões sobre inovações pedagógicas proporcionadas pelos recursos didático metodológicos oferecidos pelos Sistemas de Ensino da Editora Positivo.

Além de ouvir relatos de experiências de outras instituições, o grupo de professores apresentou o evento “Tenda do Conhecimento” que é um sucesso no Colégio Santos Anjos, onde pesquisa, organização, planejamento e prática se unem em um aprendizado de excelência.

Com certeza nossos professores voltam com novas ideias e muito mais preparados para atuar em sala de aula!

Educação Física é uma oportunidade de uma vida saudável

Novos desafios e formas diferentes de praticar atividade física. Esta é a proposta dos professores de Educação Física, Jessica Marinhuk e Rubens Ientz Jr, que além da prática das atividades, apresentam aos alunos oportunidades de terem uma vida mais saudável. “Estabelecer as relações entre as práticas corporais e saúde é um dos grandes desafios da Educação Física, sobretudo para crianças e adolescente que vivem cercados por tecnologias atrativas que os envolve e muitas vezes dificulta a prática de atividade física”, contam.

Por isso, eles estimularam hábitos saudáveis e uma melhor qualidade de vida por meio de exercícios com a ajuda da professora de dança do Colégio, Renata Penteado, que apresentou aos alunos a ginástica. Com uma aula empolgante e animada os alunos se divertiram e conheceram mais um meio de praticar atividades físicas.

Ainda, outro tema que é abordado 6º ano do Ensino Fundamental II é o basquete. Após acontecerem as aulas práticas e teóricas os professores convidaram a técnica de basquete do Colégio, Uná Mariana Manfredini De Campos, para trabalhar o esporte com os alunos e ir motivando para participarem dos treinos e formando novos atletas.

Vida saudável e novos atletas são buscas diárias em nosso Colégio!

#sousantosanjos#esporte#vidasaudavel

Novos projetos e muitas novidades para 2018

Estamos muito felizes e comemorando o início oficial dos novos projetos e sistemas de ensino do nosso Colégio! Agora, apresentado para os pais, todos já estão se preparando para 2018!

Mudanças para o próximo ano letivo:

Educação Infantil
– International School, programa diferenciado para o ensino da Língua Inglesa, o Bilingual Program
– nova proposta pedagógica (apostilas) com o SAE Digital

Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)

– Projeto ‘O Líder em Mim’, um programa inovador de educação desafiadora e inspiradora, que ensina os estudantes a serem protagonistas de suas vidas
– nova proposta pedagógica (apostilas) com o SAE Digital

Para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio, continuaremos com a metodologia do Positivo e todos os projetos que já desenvolvemos (Tenda do Conhecimento, Projeto Integrando Turmas, Viagens de Estudo entre outros).

Venha fazer parte de um futuro melhor! #vemprosantosanjos