Saúde Bucal na prática acontece no Maternal II

A saúde bucal é uma prática indispensável para o desenvolvimento de um indivíduo. É um hábito a ser cultivado desde os primeiros meses de vida da criança até a vida adulta. Enquanto a criança não completar seis anos, mesmo que tenha autonomia para escovar sozinha, necessita de auxilio e supervisão dos pais ou responsáveis para que a prática de higiene bucal seja completada com êxito.

As professoras Karine MirandaMarina PazJessica Azeredo e Larisse Siepko, das turmas do Maternal II, durante duas semanas ,trabalharam o tema higiene bucal. “Começamos com roda da conversa evidenciando a importância, os produtos, como escovar e os movimentos da escova”, contam. Os alunos, acompanhados das professoras, realizam a escovação todos os dias após o lanche com o auxílio e observando uns aos outros.

Além disso, os alunos foram incentivados a cuidar da higiene bucal por meio de objetos, confecção de dentes de garrafa pet, atividades de arte como a boquinha de papelão, a história “O castelo de dentes”, músicas e vídeos são formas de enriquecer e colaborar com a aprendizagem e hábitos de higiene bucal, evidenciando sempre o cuidado com os dentes.

As crianças compreenderam a importância da escovação para evitar cáries, e também o consumo moderado de doces para não estimular o aparecimento delas. As turmas do Maternal II fizeram um combinado: “Vamos consumir doce uma vez por semana”, relatam as professoras.

Para reforçar o tema, foram convidadas as acadêmicas do 8º ano de Odontologia da UNIUVLarissa Thaís de Souza, Jhenifer Zanlorenzi, Eliziane Zipperer e Rafaela da Maia, para realizar uma breve fala sobre a higiene bucal. Elas falaram sobre escovação, o aparecimento das cáries, como manter os dentes saudáveis e a importância de ir ao dentista para verificar se está tudo bem com os dentinhos.

Para finalizar, elas reuniram pequenos grupos de crianças e orientaram a escovação de maneira individual, para que “aprendam fazendo, experimentando e trocando conhecimentos”.

Enfim, foram semanas de muito aprendizado e cuidado com a saúde. Conhecimento para a vida!

Agradecemos imensamente as acadêmicas por contribuírem com a aprendizagem das crianças, elas simplesmente adoraram visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *