Conheça mais

EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO SANTOS ANJOS

A Educação Infantil tem como propósito preparar a criança para o reconhecimento dos valores cristãos que são norteadores da ação do homem co-responsável pela sociedade na qual está inserido.

A Educação Infantil fundamenta-se na teoria sociointeracionista da aprendizagem. O Colégio Santos Anjos propiciará desenvolvimento e interação nos aspectos cognitivo, físico, social e psicológico.

A avaliação consiste em uma análise diária do desempenho da criança. Semestralmente é elaborado um relatório de cada aluno, em forma de Portfólio de Aprendizagem, que retrata sua evolução nos aspectos físico-motor, emocional, intelectual e social.

Atendemos alunos de 4 meses a 5 anos, distribuídos nas seguintes turmas:

  • Berçário I: menores de 1 ano
  • Berçário II: 1 ano
  • Maternal I: 2 anos.
  • Maternal II: 3 anos.
  • Jardim I: 4 anos.
  • Jardim II: 5 anos.
  • Período Integral: multiseriado

 Berçário

No berçário além da preocupação com a alimentação, higiene e sono, atentamos para que cada bebê seja tratado com carinho e que receba os estímulos para o desenvolvimento sensorial e motor, através de sons, imagens e movimentos que estimulem a percepção de tudo que o cerca e os gestos naturais, bem como a iniciação à comunicação oral.

Maternal I

 Respeitando sempre as diferenças de cada um, visamos explorar atividades que desenvolvam a criança fisicamente, socialmente e psicologicamente, estimulando a linguagem oral que recebe uma atenção especial no enriquecimento do vocabulário e expressões de comunicação. A música e os gestos estão sempre presentes no cotidiano, proporcionando uma maior amplitude de ações lúdicas para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e afetivo.  Além de atender às necessidades pessoais e proporcionar um ambiente acolhedor.

 Maternal II

 Nesta fase, além de promover o desenvolvimento, principalmente da linguagem oral e dos movimentos corporais, há a iniciação no processo de construção dos conhecimentos específicos, através de jogos, brincadeiras e atividades que vivenciem a exploração do corpo, do ambiente, da cultura e da socialização. A música, os gestos, a literatura infantil e as artes são fontes essenciais do nosso trabalho nesta fase, visando um contexto pedagógico lúdico e significativo para as crianças, proporcionando prazer no aprender.

Os valores de respeito ao próximo e à natureza, amizade, cooperação e princípios cristãos são evidenciados nesta etapa, iniciando o trabalho de ética e cidadania, como bases importantes na formação da personalidade.

Jardim I

 Visamos o desenvolvimento integral da criança através de uma evolução harmoniosa nos aspectos biológicos, físico-motor, cognitivo e afetivo-emocional, dando realce à coordenação motora e ao preparo para a escrita. Através de conceitos básicos e material concreto, buscamos o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático.

Nesta fase há também a preocupação com o desenvolvimento da conscientização sobre conceitos de cidadania, respeito, participação e inclusão social, meio ambiente, ética e formação cristã.

Jardim II

Nessa fase, visamos o desenvolvimento integral da criança nos aspectos biológicos, psicológicos, cognitivos. Enfatizamos a coordenação motora escrita, e damos maior ênfase à construção da língua escrita, relacionando letras e sons. O raciocínio lógico-matemático é trabalhado através de atividades com explorações de materiais concretos e conceitos básicos, identificando símbolos e realizando pequenas operações.

O trabalho de ética e cidadania passa a ter maior amplitude no contexto, desenvolvendo conceitos de valorização do meio ambiente, de respeito, de coletividade, princípios cristãos e de integração social.